Lucretia Mott foi uma quacre americana, abolicionista e ativista pelos direitos das mulheres. É considerada uma das primeiras mulheres a desempenhar o ativismo. Era prima de Benjamin Franklin. Como quacre, considerava a escravidão uma forma vil e podre da sociedade. Ela, juntamente com uma mulher negra, fundaram a Philadelphia Female Anti-Slavery Society. Os historiadores frequentemente citam a PFASS como uma das poucas sociedades anti-escravidão racialmente integradas antes da guerra civil, rara até mesmo entre as sociedades femininas anti-escravidão.
A abolicionista mais conhecida que participava dessa organização era, como citada, Lucretia Mott. Angelina Grimké, uma destacada abolicionista feminina, também se juntou à organização. As mulheres eram na sua maioria quacres. O historiador Jean R. Soderlund diz que treze das dezessete fundadoras eram quacres conservadoras[1].
As mulheres negras libertas ajudaram a organizar a sociedade também. Entre as mais proeminentes incluíram Grace Bustill Douglass e Sarah Mapps Douglass, Hetty Reckless e Charlotte Forten (esposa do notável abolicionista James Forten) e suas filhas, Harriet, Sarah e Margaretta. Essas mulheres representavam a elite afro-americana da cidade.
O historiador Shirley Yee afirma que sete das dezasseis mulheres que assinaram a constituição da PFASS eram negras e dez mulheres negras apareceram regularmente nos registros da sociedade. Além disso, muitas mulheres negras atuaram consistentemente em cargos de liderança.
À medida em que o poder feminino desempenhava um papel destacado no movimento abolicionista, as mulheres tanto brancas e negras da PFASS apoiaram a ideia, tida como radical, de lutar pelo direito de votar e desempenhar papéis tradicionalmente masculinos, como falar em público. Escrevendo no final da década de 1970, o historiador Ira V. Brown identifica as mulheres da PFASS como desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento do feminismo americano ou como "pioneiras do feminismo". Brown se concentra principalmente na liderança feminina branca da sociedade e nos papéis fundamentais que essas mulheres desempenharam no eventual nascimento do movimento feminino começando na Convenção de Seneca Falls.
[1] Seguidoras de Elias Hicks, um quacre conservador que provocou a divisão entre quacres ortodoxos e conservadores. Os ortodoxos seguidores de Joseph Gurney enfatizam primeiramente a Sagrada Escritura, enquanto os conservadores a Luz Interior.
A abolicionista mais conhecida que participava dessa organização era, como citada, Lucretia Mott. Angelina Grimké, uma destacada abolicionista feminina, também se juntou à organização. As mulheres eram na sua maioria quacres. O historiador Jean R. Soderlund diz que treze das dezessete fundadoras eram quacres conservadoras[1].
As mulheres negras libertas ajudaram a organizar a sociedade também. Entre as mais proeminentes incluíram Grace Bustill Douglass e Sarah Mapps Douglass, Hetty Reckless e Charlotte Forten (esposa do notável abolicionista James Forten) e suas filhas, Harriet, Sarah e Margaretta. Essas mulheres representavam a elite afro-americana da cidade.
O historiador Shirley Yee afirma que sete das dezasseis mulheres que assinaram a constituição da PFASS eram negras e dez mulheres negras apareceram regularmente nos registros da sociedade. Além disso, muitas mulheres negras atuaram consistentemente em cargos de liderança.
À medida em que o poder feminino desempenhava um papel destacado no movimento abolicionista, as mulheres tanto brancas e negras da PFASS apoiaram a ideia, tida como radical, de lutar pelo direito de votar e desempenhar papéis tradicionalmente masculinos, como falar em público. Escrevendo no final da década de 1970, o historiador Ira V. Brown identifica as mulheres da PFASS como desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento do feminismo americano ou como "pioneiras do feminismo". Brown se concentra principalmente na liderança feminina branca da sociedade e nos papéis fundamentais que essas mulheres desempenharam no eventual nascimento do movimento feminino começando na Convenção de Seneca Falls.
[1] Seguidoras de Elias Hicks, um quacre conservador que provocou a divisão entre quacres ortodoxos e conservadores. Os ortodoxos seguidores de Joseph Gurney enfatizam primeiramente a Sagrada Escritura, enquanto os conservadores a Luz Interior.