sábado, 16 de setembro de 2017

Quacres ortodoxos e conservadores

Os quacres ortodoxos tornaram-se mais evangélicos durante o século 19, sendo influenciados pelo Segundo Grande Despertar. Este movimento foi liderado pelo quacre britânico Joseph John Gurney. Os quacres realizaram reuniões de renome na América e se envolveram no movimento de Igrejas da Santidade. Quacres como Hannah Whitall Smith e Robert Pearsall Smith tornaram-se oradores no movimento religioso e introduziram frases e práticas quacres. Os quacres britânicos se envolveram com o movimento da "Vida Superior", tendo Robert Wilson da reunião de Cockermouth, fundado a Convenção de Keswick.

Desde a década de 1870, tornou-se comum na Grã-Bretanha ter reuniões de missão numa noite de domingo com hinos cristãos e um sermão baseado na Bíblia ao lado das reuniões silenciosas para adoração no domingo de manhã. As reuniões anuais quacres que apoiam as crenças religiosas de Joseph John Gurney eram conhecidas como Gurneyite Yearly Meeting. Muitas dessas reuniões, eventualmente, se tornaram Five Years Meeting e, em seguida, Friends United Meeting.

As reuniões anuais quacres, movidas pelas ideias de Joseph Gurney, constituem a maior proporção de quacres no mundo de hoje.


Alguns quacres ortodoxos na América não gostaram do movimento influenciado pelo cristianismo evangélico e viram-no como uma diluição da crença tradicional em serem liderados interiormente pelo Espírito Santo. Esses quacres foram liderados por John Wilbur, que foi expulso de sua reunião anual em 1842. Ele e seus apoiantes formaram seu próprio Encontro Anual dos Quacres Conservadores.